O debate realizado para a Globo, infelizmente, não contou com a presença do candidato e presidente Lula. É uma prática comum em nosso país, o líder das pesquisas não comparecer aos debates.
Esse debate trouxe para mim algumas dúvidas e algumas certezas. Ao mesmo tempo que considero as propostas de Cristovam melhor, ao enfatizar a educação, o considero também, em certos momentos, um “bonequinho de ventrículo” do Alckmin e do PSDB. Procurou o tempo todo atacar o governo Lula, mesmo em casos que o problema vinha de governos anteriores, inclusive o governo FHC. O que aliás vinha fazendo durante toda a campanha. Mesmo assim chamou a atenção a amabilidade entre Alckimin e Buarque.
A senadora Heloísa Helena, mais coerente, apresentou suas propostas e faz as críticas pertinentes aos governos Lula e FHC. É uma pessoa que pela sua história me fascina.
O ex-governador Geraldo Alckmin aproveitou para criticar o governo Lula. Nenhuma novidade.
Tinha, antes dessa última semana, a convicção do voto senador Cristovam Buarque. Mudei. Hoje, estou em dúvida, entre Heloísa Helena e Lula. A vitória do Alckmin, do PSDB é
uma ameaça ao Estado e suas funções. É o privativismo do PSDB, que em oito anos sucateou o Estado brasileiro. Posso contar minha experiência: sou aluno da UFMG, do curso de Biblioteconomia. Digo: se ainda não conta com as condições ideais, o curso de Biblioteconomia teve uma melhora considerável em relação ao período em que comecei (final do governo FHC).