Sobre o Bolsa Família
Sem dúvida a realização mais marcante do governo Lula é o bolsa família. É o que provoca maior polêmica. Muitos são favoráveis, muitos são contra. O fato é que os programas sociais do governo Lula obtiveram reconhecimento internacional, com vários prêmios.
Já cansei de receber e-mails criticando o bolsa família e as outras bolsas oferecidas pelo governo federal a população mais carente. Muitas vezes me posicionei de maneira até muito contundente sobre o assunto. Agora quero escrever com mais calma sobre o assunto.
Razões pelas quais eu sou favorável aos programas de bolsas no Brasil.
1)No Brasil, grande parte da população não tem, nem de longe, os requisitos mínimos para entrar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
2)O cidadão tem fome e necessidades urgentes. Não pode esperar anos por uma educação que lhe dê condições de trabalhar.
3)A idade tem sido poderosa barreira para o indivíduo alcançar o mercado de trabalho.
Muitos alegam que o indivíduo recebe mais com as bolsas do governo do que o indivíduo que trabalha e que isso estimula o indivíduo abandonar o emprego. O problema não é o bolsa família que é alto ou incentiva a vagabundagem: o problema é que o salário de boa parte dos trabalhadores é que é baixo. Além disso o dinheiro das bolsas sociais ajudam a movimentar a economia e a garantir o emprego de boa parte da classe média, inclusive de muitos que são contra as bolsas sociais.
Labels: assistência social, Bolsa Família, política