A imprensa e o desastre
Mal o avião da TAM caiu no Aeroporto de Congonhas e a imprensa já começou a apontar a pista do Aeroporto como causa única do acidente. E não é que apareceu um defeito do avião que pode ter causado o acidente? São os defletores, que auxiliam o avião a parar em caso de emergência.
Na ânsia de atribuir culpa ao governo por esta tragédia, a imprensa,de maneira irresponsável, “passou o carro na frente dos bois”, e fez (e ainda faz) um pré julgamento. Evidentemente só vamos ficar sabendo das verdadeiras causas (com certeza mais de uma) após a conclusão do inquérito por parte das autoridades. Como dizem os técnicos da área de aviação, é praticamente impossível que apenas um fator cause um desastre aéreo. Até lá tudo são especulações. É claro que a crise aérea favorece às especulações.
A conseqüência dessa noticia foi a cena em que, assistindo ao noticiário sobre os problemas técnicos do avião, Marco Aurélio Garcia, assessor do presidente Lula, faz gestos obscenos, como a dizer que o pessoal que apontava a pista do aeroporto como causadora do acidente se ferrou.
É claro que não foi uma atitude elegante. Mas é necessário considerar que foi feita em uma conversa privada com um auxiliar e que foi pega por uma câmera escondida, invadindo a privacidade de ambos. Além disso não foi destinada às vitimas. Mas está na cara que foi armada uma armadilha e o Marco Aurélio caiu. A grande imprensa, que faz oposição cerrada a Lula, procurou amplificar o episódio.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home