Sunday, October 14, 2007

A droga e a cana-de-açúcar

Folha de São Paulo, 14 de outubro de 2007: Droga urbana, crack chega aos canaviais. "´Nos canaviais, a droga surge como algo para enfrentar o insuportável´, diz pesquisadora que compilou dados do relatório”
Além dos impactos sobre o meio ambiente, que toda monocultura exerce, além das queimadas e desmatamentos para o plantio, a cultura da cana-de-açúcar produz impactos sociais devastadores, como o trabalho escravo, o trabalho em condições degradantes e, em conseqüência o uso de drogas.
A agressão ao meio ambiente pela produção de cana-de-açúcar não é nova. Existe no Brasil desde a colônia, bem como as condições precárias de trabalho. A novidade é o uso da droga, no caso o crack, por parte dos chamados bóias-frias para suportarem as condições de trabalho.
O álcool pode ser uma boa alternativa para os combustíveis fósseis, desde que sejam tomados os devidos cuidados, não se torne cultura única, seja feita a rotação de culturas, evite-se o desmatamento de florestas para a ampliação de áreas de plantio, haja uma fiscalização rigorosa das condições de trabalho por parte das autoridades competentes. Caso contrário, os efeitos do remédio serão piores do que os males que ele pretende combater.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home